Cirurgia Pós-Bariátrica
Pacientes submetidos à cirurgias bariátricas em geral apresentam uma perda acentuada de peso, o que normalmente resulta em flacidez e excesso de pele em diversos locais do corpo que podem se manifestar com maior ou menor intensidades, variando de paciente para paciente.
A maneira de corrigir esta condição é através das cirurgias denominadas dermolipectomias (retirada de tecidos excedentes). Os diferentes locais e possíveis cirurgias estão descritos a seguir:
- Excesso de Flacidez e Pele da Face: são corrigidas com Lifting Facial, conhecida também como Ritidoplastia ou apenas Cirurgia da Face.
- Excesso de Flacidez e Pele na Região do Abdome: corrigidos com a Dermolipectomia Abdominal, também conhecida como Cirurgia do Abdome.
- Excesso de Flacidez e Pele de Braços e/ou Antebraços: corrigida pelaDermolipectomia na região dos braços, Lifting de Braços.
- Excesso de Flacidez e Pele das Coxas (Interna e Externa) corrigida pela Dermolipectomia de C
- Excesso de Flacidez e Pele da Região Dorsal (costas) Baixa: corrigidos através da Torsoplastia, ou seja, a retirada de excesso de pele e tecidos adjacentes da parte inferior das costas.
- Os excessos de pele e tecidos adjacentes na parte superior das costas também podem ser retiradas com dermolipectomias no local.
- Flacidez de Mamas: corrigível tanto em homens quanto em mulheres o procedimento adotado é a Mamoplastia.
- Levantamento das Nádegas
- Proteses de mamas e de glúteos podem ser recomendadas para auxiliar o resultado estético
Todos esses procedimentos podem ser feitos isoladamente ou em conjunto, quando há compatibilidade entre as técnicas, e cada um deles estão descritos individualmente neste site, facilmente encontrados clicando nas respectivas palavras em destaque no texto acima.
Considerações Finais
Uma boa avaliação e esclarecimentos entre médico e paciente são muito importantes para a realização de qualquer procedimento cirúrgico.
Para submeter-se a a uma dermolipectomia você será orientado a fazer os exames pré operatórios, para avaliar as suas condições físicas, e a seguir a orientação de seu cirurgião quanto aos cuidados pré e pós-operatórios, que em muito contribuirão para um bom resultado.
Qualquer processo cirúrgico tem seus riscos, em geral estes são: irritação da região operada; infecções são extremamente raras, porém possíveis apesar de todos os cuidados; sempre existirão cicatrizes em todos os locais onde foram feitas as incisões e alguma assimetria pode acontecer, o resultado final das cicatrizes, mesmo que as suturas sejam feitas dentro da melhor técnica possível, depende muito mais do processo cicatricial de cada indivíduo e do seguimento correto das recomendações pós-cirurgicas de seu médico.