A Frontoplastia tem como objetivo remodelar a fronte (testa) e é indicada para homens e mulheres que desejam: diminuir ou aumentar a testa, buscando mais harmonia entre as proporções da face; rejuvenescer a face levantando a testa e sobrancelhas caídas; ou até mesmo, quando há indicação, realizar o lixamento dos ossos da região. A redução dos ossos que ficam na parte de cima da órbita ocular (logo abaixo das sobrancelhas) garante um aspecto mais arredondado da fronte, suavizando os traços marcados daqueles(as) que tem uma ossatura mais protuberante na região e desejam modificar.
A técnica utilizada para a Frontoplastia depende do objetivo que o(a) paciente pretende atingir com o procedimento e de suas características naturais.
Para os casos em que o(a) paciente tem como objetivo a diminuição da testa, é feita uma incisão ao longo da linha capilar para a remoção da pele excedente e o efeito de avanço da linha capilar. Caso necessário, o levantamento das sobrancelhas e o lixamento dos ossos podem ser realizados por esse mesmo acesso. Nesses casos a cicatriz ficará sobreposta à linha do cabelo e costuma ser muito discreta, mas como em qualquer cirurgia envolvendo incisões, o resultado final depende do processo cicatricial de cada indivíduo, podendo ficar mais ou menos aparente.
Já quando não há necessidade de diminuir a fronte, tanto o levantamento da testa e sobrancelhas quanto o lixamento dos ossos podem ser realizados através de incisões feitas dentro do couro cabeludo, estas cicatrizes costumam ficar totalmente disfarçadas entre os cabelos. Nesse caso é possível manter as proporções da testa ou aumentar, conforme recomendação e desejo do(a) paciente.
Perguntas e Dúvidas
1 – Qual é o tipo de anestesia e o tempo de internação?
R: A anestesia consiste em uma sedação e anestesia local e a internação por variar entre 12 e 24 horas.
2 – Como se dá o pós-operatório e retorno às atividades normais?
R: No pós-operatório imediato da Frontoplastia o paciente fica com uma bandagem ao redor de toda a cabeça e com um pequeno dreno, que serão retirados entre 24 e 48 horas após o procedimento, nesta ocasião também será feita a primeira lavagem e higienização da cabeça. Durante o pós-operatório pode aparecer um inchaço local e também equimoses (roxos), mas são mais raros e somem com cerca de 10 dias. Normalmente em uma semana a 10 dias o(a) paciente já está apto(a) a retornar às atividades normais, as vezes precisando esconder alguma equimose que reste com base ou óculos se necessário.
3 – Quanto tempo para o retorno às atividades físicas?
R: Quanto a práticas esportivas, poderá começar com caminhadas e exercícios leves a partir de 12 dias após o procedimento, voltando aos poucos as atividades físicas mais pesadas sob orientação de seu médico.
4 – Qual é a expectativa com relação à dor?
R: É muito rara a referência à dor com a Frontoplastia, mas existe um incômodo local, que tende a ser maior quando há o lixamento dos ossos, porém pode ser facilmente controlado com o uso de analgésicos comuns.
Considerações Finais
Uma boa avaliação e esclarecimentos entre médico e paciente são muito importantes para a realização de qualquer procedimento cirúrgico.
Para submeter-se a Frontoplastia você será orientado a fazer os exames pré-operatórios para avaliar as suas condições físicas e seguir a orientação do seu cirurgião com cuidados pré e pós-operatórios, que em muito contribuirão para um bom resultado.
Qualquer processo cirúrgico tem seus riscos, em geral estes são: irritação da região operada; infecções são extremamente raras, porém possíveis apesar de todos os cuidados; sempre existirão cicatrizes em todos os locais onde foram feitas as incisões e alguma assimetria pode acontecer, o resultado final das cicatrizes, mesmo que as suturas sejam feitas dentro da melhor técnica possível, depende muito mais do processo cicatricial de cada indivíduo e do seguimento correto das recomendações pós-cirúrgicas de seu médico.