Preenchimento facial para transgênero
As técnicas de preenchimento facial podem ser uma ótima alternativa para quem está passando pelo processo de mudança de gênero e quer realçar o rosto, sem uma intervenção cirúrgica.
Com o preenchimento facial, substâncias orgânicas ou inorgânicas são injetadas na pele e agem para corrigir rugas, sulcos ou aumentar parte do rosto.
O procedimento é rápido, feito no consultório e, geralmente, realizado com microcânulas aplicadas de forma mais superficial ou profunda, de acordo com a densidade da substância.
O retorno às atividades é imediato, assim como o resultado. O efeito dura aproximadamente um ano, pois a maioria dos produtos é reabsorvida pelo organismo.
O produto mais usado para o preenchimento é o ácido hialurônico. Trata-se de uma substância que é produzida naturalmente pelo nosso organismo e está presente principalmente na pele.
A principal função do ácido hialurônico é reter água na nossa pele, dando a ela hidratação e volume. Conforme vamos envelhecendo, o ácido hialurônico presente em nossa pele também se degrada, o organismo passa a produzir menos e o resultado é a perda de volume na pele, o que favorece o aparecimento das rugas.
No caso dos transgêneros, as aplicações do ácido hialurônico pode ser combinada coma bioplastia, a plástica do rosto, ajudando a modelar o contorno do rosto e do queixo.
Como está presente no nosso organismo, a utilização do ácido hialurônico é segura, tendo risco de rejeição quase nulo. As principais marcas de ácido hialurônico liberadas no Brasil são produzidas em laboratórios, de uma forma sintética, mas são semelhantes ao componente natural da pele, assim não causam alergias ou rejeições.
Indicações e durabilidade
É importante conversar bem com o médico para definir o preenchimento facial. Além das rugas finas e sulcos faciais como o bigode chinês, a substância poderá ser utilizada para reposição e aumento do volume do rosto, que pode ter o volume diminuído pelo envelhecimento ou doenças como a lipodistrofia do HIV, que causa uma “bochecha murcha”. Também será utilizado na correção de cicatrizes, para o aumento do volume dos lábios e correção e remodelação da maça do rosto.