A Redução de Mamas é geralmente indicada para pacientes que apresentam tamanho exagerado das glândulas mamárias, o que muitas vezes acarreta em dores e problemas de coluna.
Cirurgia similar é recomendada também para pacientes que têm e glândulas de tamanho normal porém com queda acentuada, seja por uma característica natural de seus seios ou por fatores externos como uma grande perda de peso (Mastopexia).
Em ambos os casos a cirurgia consiste na retirada de pele e glândula mamária quando necessária.
As cicatrizes resultante deste tipo de cirurgia circundam toda a aréola e se estendem aos seios de três possíveis maneiras: em formato de “T” invertido, conhecido também como “âncora”, em formato de um C deitado com a curva para baixo, indo da aréola em direção a axila, ou ainda em alguns casos podemos fazer uma cicatriz em forma de I direcionado da aréola para baixo. A opção por uma ou outra será determinadas mediante avaliação de seu médico cirurgião considerando suas preferências, quando há mais de uma possiblidade.
Perguntas Frequentes
1 – Como se dá o pós-operatório?
R: Após o procedimento é colocado um sutiã especial que deve ser usado por trinta dias para ajudar a manter os seios na nova posição, não é necessário repouso absoluto, há apenas ressalvas para o esforço físico desnecessário e a movimentação dos braços deve ser limitada.
2 – Qual é a expectativa com relação à dor?
R: Existe um incômodo nos primeiros dias, a dor é incomum mas quando se manifesta é facilmente controlada com analgésicos convencionais.
3 – É necessário o uso de drenos?
R: Quando não utilizamos próteses de silicone não há necessidade de drenos.
4 – Qual é o tempo de recuperação e retorno às atividades normais?
R: As restrições são poucas, evitando apenas esforço exagerado com os braços nos primeiros dias. É comum voltar ao trabalho e atividades normais após 4 ou 5 dias, com ressalvas apenas para o esforço físico desnecessário.
5 – Quanto tempo para voltar as atividades físicas?
R: A partir de 10 dias a paciente pode voltar a fazer caminhadas e exercícios leves, caso tenha uma rotina de exercícios mais intensa, eles serão liberados gradativamente pelo seu médico de acordo com a sua evolução.
6 – Qual o tipo de anestesia?
R: Peridural com sedação ou geral.
7 – Quanto tempo de internação?
R: de 12 a 24 horas
8 – Tenho pontos a serem retirados?
R: Normalmente não, na maioria das vezes são usados apenas pontos absorvíveis.
Considerações Finais
Uma boa avaliação e esclarecimentos entre médico e paciente são muito importantes para a realização de qualquer procedimento cirúrgico.
Para submeter-se a Mastoplastia você será orientado a fazer os exames pré operatórios, para avaliar as suas condições físicas, e a seguir a orientação de seu cirurgião quanto aos cuidados pré e pós-operatórios, que em muito contribuirão para um bom resultado.
Qualquer processo cirúrgico tem seus riscos, em geral estes são: irritação da região operada; infecções são extremamente raras, porém possíveis apesar de todos os cuidados; sempre existirão cicatrizes em todos os locais onde foram feitas as incisões e alguma assimetria pode acontecer, o resultado final das cicatrizes, mesmo que as suturas sejam feitas dentro da melhor técnica possível, depende muito mais do processo cicatricial de cada indivíduo e do seguimento correto das recomendações pós-cirurgicas de seu médico.